sábado, 3 de setembro de 2011

O SENSO COMUM E A CIÊNCIA

                 "A ciência nada mais é que o senso comum refinado e disciplinado."
                                                                         (G.Myrdal)

     Geralmente quando se pensa em ciência ou cientistas as pessoas os veem de diferentes maneiras.Intelectuais,gênios ou loucos.Mas não é bem assim,cientista  como outra profissão qualquer, requer dedicação e responsabilidade,o que os diferem é que eles ja trabalhão no propósito de nós apresentar algo novo.
 Atribuir conceitos diferentes a eles é perigoso,pois podem vir a coibir as pessoas comuns, no sentido de acharem que não é preciso questionar ou posicionar diferente do que lhes foram apresentado,os que sabem tudo ja lhes deram tudo pronto fazendo com que sejam submissos.
                                    
     Ciência não é tudo na vida.Ela não se constitui sozinha, querendo ou não ela so existe por causa do senso comum.Para realizar uma observação(experimentação)é preciso ter um conhecimento de mundo, isso nada mais é que senso comum.
                            O que atualmente é ciência  futuramente pode ser senso comum.
     No texto deixa claro a diferença entre senso comum e ciência no caso que ocorreu no grupo africano Azade.Um menino se machugou e o que nos parece acidente, eles acreditam ser feitiçaria ,ele so se machugou porque estava enfeitiçado se não,não teria se machugado,teria visto o toco no chão.
                                        Rubem Alves
                                        Filosofia da Ciência
                                        Intrudução ao jogo e suas regras

Nenhum comentário:

Postar um comentário