segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aula do dia 03/08/2011 Porque Citar?

Citar sim, plagio não.
Ao fazermos trabalhos acadêmicos è necessário utilizarmos fontes para desenvolvermos o conteudo a ser tratado,precisamos citar a fonte da qual iremos fazer a citação,caso contrario estaremos plagiando ,ou seja,copiando as ideias do autor.
Existe citação direta,citação indireta e citação de citação.






Uma forma de utilizar citação é na ficha, onde não pode faltar a referência e principalmente o numero de paginas.Fichas podem ser usadas para o estudo de provas,redação,trabalhos etc...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Método,economia e eficiência nos estudos.....

    Aprender a  aprender na faculdade,nesta nova etapa da vida academica o aluno tem que aprender a estudar de forma diferente a que estava acostumado.Na faculdade ele tem liberdade, ao invês de professores darem ordem,apenas dão orientações e cabe a cada um procurar inteirar do que lhe foi orientado.Na sala de aula a diferentes pessoas,alguns ja com diplomas e outros recem chegados na faculdade,formando assim salas heterôgeneas.
    Com as mudanças,quem acaba de entrar na faculdade precisa ter autodisciplina e saber conduzir sua vida de estudo,para tirar maior proveito possivel.Afinal de contas o tempo e curto,principalmente para quem trabalha e precisa conciliar os dois,tendo que lutar contrar os ponteiros do relogio. 


    A leitura prèvia de textos que irão ser discutidos em sala de aula e de suma importância ,so assim o aluno poderar tirar duvidas,fazendo assim uma ecônomia no seu tempo,e podendo estudar atraves das anotações feitas durante a aula,o que so sera possivel se ele tive estudado antes,pois com isso suas anotações  são claras e focadas no essencial..A eficiência nos estudos caberá a cada aluno,mesmo o tempo sendo corrido a  muito a se aproveitar principalmente na sala de aula como ja foi dito antes.Não existe a formula do sucesso no estudo,mas esforço e dedicação que cabe a cada um da o melhor de si.

sábado, 3 de setembro de 2011

O SENSO COMUM E A CIÊNCIA

                 "A ciência nada mais é que o senso comum refinado e disciplinado."
                                                                         (G.Myrdal)

     Geralmente quando se pensa em ciência ou cientistas as pessoas os veem de diferentes maneiras.Intelectuais,gênios ou loucos.Mas não é bem assim,cientista  como outra profissão qualquer, requer dedicação e responsabilidade,o que os diferem é que eles ja trabalhão no propósito de nós apresentar algo novo.
 Atribuir conceitos diferentes a eles é perigoso,pois podem vir a coibir as pessoas comuns, no sentido de acharem que não é preciso questionar ou posicionar diferente do que lhes foram apresentado,os que sabem tudo ja lhes deram tudo pronto fazendo com que sejam submissos.
                                    
     Ciência não é tudo na vida.Ela não se constitui sozinha, querendo ou não ela so existe por causa do senso comum.Para realizar uma observação(experimentação)é preciso ter um conhecimento de mundo, isso nada mais é que senso comum.
                            O que atualmente é ciência  futuramente pode ser senso comum.
     No texto deixa claro a diferença entre senso comum e ciência no caso que ocorreu no grupo africano Azade.Um menino se machugou e o que nos parece acidente, eles acreditam ser feitiçaria ,ele so se machugou porque estava enfeitiçado se não,não teria se machugado,teria visto o toco no chão.
                                        Rubem Alves
                                        Filosofia da Ciência
                                        Intrudução ao jogo e suas regras